Corrente dos livros

sábado, 14 de julho de 2007 |

Eu sei que esse post vai sair da proposta do blog, mas vou abrir essa excessão! O blog continua sendo sobre séries! ^^

Meu amigo Marco Paiva me deu a difícil tarefa de escolher os cinco livros que mais marcaram a minha vida. Eu adoro ler, mas é muito difícil colocar ordem nas minhas escolhas, então vou falar os cinco livros que mais me marcaram, mas sem classificação, ok?

Para continuar a corrente, escolha cinco amigos e peça pra eles fazerem o mesmo. Eu escolho: Davi Cruz, Ana, Rafaela e Bruno Carvalho.

Vamos aos livros.

Eu simplesmente amava a coleção "Os Karas", do Pedro Bandeira. Confesso que "A droga do amor" foi o primeiro livro que eu li que não era obrigação escolar.

Li a série toda com meus nove a dez anos de idade e foi essa coleção que me empolgou a procurar outros livros de forma prazerosa.

De forma muito leve e divertida, sem forçar a inteligência do seu público alvo infantil, Pedro Bandeira consegue divertir, entreter e nos fazer amar os personagens teens que era a turminha que todo mundo queria fazer parte.

Excelente. Mas, claro que se você tiver mais do que dez anos não vai gostar de jeito nenhum! hahahaha


------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agatha Christie deve ter escrito uns 40 milhões de livros, dos quais eu devo ter lido uns 20 milhões, mas nenhuma narrativa me prendeu tanto quando "O caso dos dez negrinhos".

É um romance muito bem escrito, com amor, morte, traição, desconfianças, reviravoltas muito mais. Eu sei que esse não é o melhor de Agatha, mas é muito bom! E recomendo a todos que querem começar a ler os livros dela, começar por esse.


Vou deixar o poeminha que marcou muito o final da minha infância:

"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou, e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha mas eis
Que um deles se corta e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar ares;
Um ali foi julgado e então ficam dois pares.
Quatro negrinhos no mar, a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum."

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Outro livro que marcou foi "O homem que matou Getúlio Vargas" do querido Jô Soares. Eu tenho que confessar que eu sou fã da inteligência e carisma do Jô.

A maioria das pessoas fala que "O xangô de baker street" é melhor, mas eu vou ter que descordar!
"O homem(...) consegue ser engraçado sem forçar. Os personagens são bem construídos e a história em si é muito legal.

Ponto pro Jô e sua dramédia que ficará na minha memória por muito tempo! Esse foi o maior livro que eu li até os doze ou treze anos. Claro que depois eu re-li, mas na época era superempolgante me ver naquele tamanho lendo um livro "desse tamanho". Era muito divertido ver a reação das pessoas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

A saga do bruxinho mais querido do mundo também não podia faltar na minha lista. Até hoje eu não consigo parar de re-ler toda vez que eu tenho tempo sobrando.

Confesso que já fui meio maníaco por Harry Potter, a ponto de esperar meus pais dormirem e ficar lendo até altas horas da madrugada. Entrava em fan-sites, fazia fan-fics e tudo mais.

Fiquei mais velho e mais bobo. Apaguei tudo, mas continuo viciado na série de livros. Odeio os filmes, diga-se de passagem, mas não é por isso que vou deixar de ver o que está no cinema agora, vou ver mesmo!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra coleção que me marcou foi a dos escritores Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins. Essa série tem doze livros que contam um romance da história bíblica do apocalipse.

Eu sei que muita gente tem preconceito contra esses livros, mas eu nunca fiquei tão apreensivo e angustiado com os personagens.

Eles tinham verdadeiros cliffhangers para os próximos livros, que deixava você doidinho! Super bem escrito, best seller no mundo todo.

3 comentários:

DAVI CRUZ disse...

Olá Daniel!
Obrigado pelo convite!
Eu já participei da corrente, convidade pela Gisele Ramos.
Mas acho que não fiz a coisa certa, apenas postei um comentário no blog dela, com a lista...
O certo era ter feito um POST no BLOG e convidado mais cinco pessoas?

Daniel Barcelos disse...

Isso! Tem que fazer um post no blog com os cinco livros q mais te marcaram e convidar mais cinco pessoas pra fazer o mesmo! ^^

Marco disse...

Gostei dos seus livros, Daniel.

Eu adorava os livros dos Karas. Não li toda a série, mas o que eu li, gostei.

Não li o livro do Jô, embora tenha lido o mais recente dele (Assassinato na Academia Brasileira de Letras). Vou ver se consigo alugar na biblioteca...