Entrevista de Cuse à Ausiello (Spoiller pra quem ainda não viu o Season Finale)

quinta-feira, 24 de maio de 2007 |

Essa é uma tradução, feita por mim mesmo, da ultima entrevista de um dos produtores de Lost, Carlton Cuse, após o Season Finale de ontem falando sobre Charlie:



Ausiello: Por que vocês mataram o Charlie?

Cuse: A gente sentia que era necessário dar uma resposta sobre as premonições do Desmond. Nós pensamos em várias maneiras de finalizarmos isso. Mas, finalmente, chegamos à conclusão de que a morte de Charlie seria a melhor conclusão pra história.

Ausiello: Mas Desmond poderia ter tido premonições com qualquer pessoa. Por que o Charlie?

Cuse: Para que a história tivesse impacto nós tivemos que fazer isso com um personagem importante . E a gente percebeu que já tínhamos contado as maiores e mais importantes historias do Charlie. Ele era um viciado, se recuperou e encontrou sentido num relacionamento com Claire. Nós realmente não queríamos jogá-lo nas drogas de novo. Sentimos que essa seria a melhor trajetória para o personagem - O herói que faz um sacrifício gigantesco para o benefício de todos na ilha - mesmo que a consequencia disso tenha sido a dolorosa perda de Dominic.

Ausiello: Mesmo a morte dele sendo de partir o coração, foi também gentil e bonita.

Cuse: Nós demos a Charlie uma morte distinta de todas as outras (mortes em lost). Ele escolhe se sacrificar e faz isso de uma maneira incrivelmente nobre e heróica. Sentimos que o ápice dessa história foi essencial e necessária para a terceira temporada se mostrar completa. Infelizmente existem dois mundos. Você existe em um deles: Damon e eu como contadores de histórias. Então, nós também existimos no reino da produção onde existem amigos como Dominic Monaghan, que é um rapaz maravilhoso e um ator fantástico. É realmente doloroso quando o que é o melhor para a história colide com um relacionamento pessoal com um ator. Foi muito duro dizer adeus a Dominic. Mas eu penso que ele entendeu. Lost é uma história com continuidade. E alguns personagens são destinados a terminar a viagem inteira, outros não. A morte de Charlie não foi insignificante. Cria uma grande volta na história como um todo.

Ausiello: A morte de Charlie também mostrou que NINGUÉM está realmente a salvo em Lost!

Cuse: Certo. Se Billy Petersen apontasse uma arma pra sua cabeça, ninguém iria realmente acreditar que ele se mataria. Mas em nosso show, nós realmente queremos que a audiência acredite que, a qualquer momento que um personagem estiver a beira da morte, isso realmente poderia ser o fim dele. Nós não pensamos nisso como "Ah, tudo bem, já está na hora de tirar mais um...". Mas a morte de Charlie realmente causa repercussão. Os personagens principais podem morrer.

Ausiello: Como foi a reação de Dominic?

Cuse: Dominic foi extremamente cortês sobre isso e agiu de modo muito profissional. Eu imagino que foi difícil pra ele. Ele realmente amou participar do programa. O momento mais deprimente foi quando, Damon e eu vimos a sequência do Charlie morrendo já totalmente editada. Eu acho que nenhum de nós estava preparado pra tanta emoção ao ver tudo aquilo na tela. Primeiramente, porque Dominic fez uma atuação fenomenal. Segundo, porque Jack Bender fez um excelente trabalho de direção. Mas na maior parte, era o impacto emocional de ver no papel as conseqüências de nossa decisão na história. Foi emocionante. Nesses momentos é que você entende a profundidade das decisões que você faz como um contador de histórias.

Ausiello: Vocês pararam pra pensar, "Isso pode deixar algo de estranho no relacionamento dele com a Evangeline [Lilly]!" Quer dizer, eles tinham uma coisa legal, vivendo e trablhando juntos no Hawaii.

Cuse: Eu gostaria de poder considerar essas coisas, mas eu não posso. Damon e eu sempre dizemos pra nós mesmos, "A história tem que preceder tudo". É doloroso quando há consequências pessoais vindas dessas decisões, mas nós temos que contar a história da melhor maneira possível. Mas ao mesmo tempo que vai ser doloroso para a audiência ver Charlie partir, também vai ser uma experiência emocional incrível. E ajuda a fechar o finale de forma mais redonda.

Ausiello: Agora temos que esperar nove longos meses para o próximo episódio.

Cuse: Essa é a melhor opção avaliada. Eu acho que se você perguntar pra qualquer pessoa, "Você quer que o programa vá rápido ou que fique ótimo?" Eles diriam, "Eu prefiro que seja ótimo".

Post original no TV Guide

3 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Bem vindo ao mundo dos blogs da TV! Boa sorte! Comecei do zero também! Bem legais os questionamentos de Lost. Agora só em 2008! Uma pena.

Passa sempre lá no blog. Valeu!

DAVI CRUZ disse...

Olá Daniel! Vi teu comentário lá no DUDE! e resolvi dar uma conferida no teu blog. Também comecei a pouco tempo.

Já "linkei" teu endereço lá no meu blog. Aproveite e dê uma passada lá.

http://toassistindo.blogspot.com

abraço!

Anônimo disse...

Daniel, Parabens pelo seu blog!
Muita sorte falando sobre esse mundo das séries que nós adoramos. Eu tbm tenho tenho um blog sobre série, HDTV blog http://bloghstvwordpress.com, e sei como e essa luta. =D
Flwsss